top of page

Programa de Inclusão Produtiva forma primeira turma

As Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico promoveram a cerimônia de entrega de certificados para a primeira turma do Programa de Inclusão Produtiva. O evento aconteceu na quarta-feira, 23, no Espaço Cultural Cidade do Livro.


O evento teve a participação dos secretários de Assistência Social, Ney Góes, e Desenvolvimento Econômico, Paulo César Ferrari, responsáveis pelo programa, do secretário de Motomecanização, Francisco Naves, e do secretário de Tecnologia da Informação, Eder Paccola Santa Bárbara. O vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, e o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, representaram o prefeito Anderson Prado. Também marcaram presença a consultora FESPSP/Sebrae do Programa de Inclusão Produtiva, Regina Barrach, formandos e seus familiares. Outra atração foi a apresentação de voz e violão dos integrantes do Centro de Convivência de Jovens e Adolescentes, sob a coordenação do Professor Henry Galli.


Durante o primeiro ano do Programa, as participantes passaram por três fases, que incluíram oficinas para desenvolvimento humano, cursos sobre fabricação de salgados e sobremesas, e conteúdos sobre empreendedorismo e mercado de trabalho. Além da certificação, as formandas receberam um kit com eletrodomésticos e utensílios para culinária, como batedeira, liquidificador, assadeiras e outros utensílios para que possam iniciar a produção do que aprenderam e gerar renda.


Os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social lembraram que o Programa de Inclusão Produtiva é uma política multissetorial, que envolve as equipes das duas pastas.


“Essa primeira turma de Inclusão Produtiva mostra o quão comprometidas estas duas secretarias estão com a transformação não apenas econômica, mas a transformação da vida destas pessoas. Hoje vocês estão se formando num curso que vai poder proporcionar renda, vão sair daqui com um kit para poder dar início à produção e começar a comercializar os produtos que vocês aprenderam a fazer. Eu costumo dizer que sorte não existe. O que existe é o encontro da oportunidade com o preparo. Vocês estão preparadas e eu tenho certeza que as oportunidades surgirão”, lembrou Ney Góes.


“Eu queria fazer um agradecimento especial à equipe da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Desenvolvimento que se dedicaram tanto para que esse projeto tivesse êxito. Esse programa é tão importante que foi regulamentado por lei. Nós temos uma legislação nos comprometendo com o desenvolvimento desse programa. E para vocês que estão se formando hoje, quero deixar meus parabéns e dizer que vocês devem se planejar e continuar se capacitando. Nosso município vive um momento de pujança, com muitas vagas, e na Sedecon nós temos muitos cursos. Se aprimorem. Quem planeja, tem futuro”, completou Paulo César Ferrari.


Este Programa foi regulamentado por meio do projeto de Lei 5690/2023, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Anderson Prado, tornando permanente as ações para qualificação e reintegração ao mercado de trabalho de pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo ou empregabilidade.


“Para mim, essa formatura é a realização de um sonho. Quando iniciamos esse trabalho com a participação das equipes da Assistência Social e do Desenvolvimento, sabíamos que estávamos plantando uma semente. E acreditávamos que essa semente ia florescer. E hoje eu tenho certeza ao ver vocês aqui formandos. Esse programa realmente faz a diferença na vida de muitas pessoas. Vocês começam um novo ciclo através da capacitação, do empreendedorismo. Agarrem essa oportunidade e transformem a vida de vocês”, destacou a consultora Regina Barrach.


“Nunca é tarde para ser feliz e nunca é tarde para realizar um sonho. E vocês concluíram esse curso, com certeza, com muita dificuldade. Por isso queria deixar meus parabéns e desejar muita saúde a todas, para que possam colocar em prática o que aprenderam e que sirvam de exemplo para outras pessoas”, desejou Chico Naves.

Representando o prefeito Anderson Prado, Manezinho e Cagarete parabenizaram o trabalho desenvolvido pelas equipes e desejaram boa sorte às formandas.


“Quero deixar um abraço do prefeito Anderson Prado a todos vocês. Uma parceria que deu certo e continuará dando certo. Quero parabenizar ao Paulo e ao Ney Góes pelo trabalho que vem desenvolvendo, às equipes dos CRAS e CREAS, à equipe da Secretaria de Desenvolvimento, aos formando e aos seus familiares. Que Deus possa abençoar cada um de vocês nesse novo caminho que se abre. E nunca parem de estudar”, reforçou Manezinho.


“A formação que vocês acabaram de concluir foi através das políticas das secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, mas sem a força de vontade de vocês, de sair de casa todos os dias, esse sonho não seria possível. Estou muito feliz de estar aqui hoje representando o prefeito Prado, que quando nos convidou para fazer parte do governo, pediu que desenvolvêssemos políticas que mudassem a vida das pessoas, que resgatasse a dignidade. Agora vocês vão poder utilizar esses conhecimentos para transformar a vida de vocês, a vida de suas famílias e também fazer a diferença para a comunidade. Parabéns”, concluiu Cagarete.




Comentários


Postagens Recentes
Todas as postagens
Acompanhe nossas redes sociais:
  • Facebook Basic Square
bottom of page